Referência:
NOGUEIRA, Maria Alice. Bourdieu e a Educação. 2ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, pp. 23-31.
Resumo Capítulo 1
O presente trabalho, discute por meio de pesquisa teórica a interpretação da obra de Bourdieu, que pretende se distanciar do subjetivismo e do objetivismo por meio de uma teoria da prática centrada no conceito de habitus. Tem como objetivo entender o conceito de subjetividade, objetividade e habitus, para que assim possa definir os três tipos de conhecimento: fenomenológico, objetivista e praxiológico. Para tanto, a autora se subsidiou da pesquisa bibliográfica com base nos princípios metodológicos da dialética marxista. A pesquisa se fundamenta no materialismo histórico, com abordagem qualitativa. O livro utilizado foi Bourdieu de 1983. A pesquisa revelou, segundo a autora que a posição que o sujeito ocupa na estrutura social não o conduziria diretamente a agir em determinada direção, mas faria com que ele incorporasse um conjunto específico de disposições para a ação que o orientariam, ao longo do tempo, nas mais diversas situações sociais.
Palavras-Chaves: Objetivismo. Subjetivismo. Habitus.
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