quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Prática na Dimensão Político-Social

Referência:

NOGUEIRA, Maria Alice. Bourdieu e a Educação. 2ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, pp. 59-82.

Resumo Capítulo 3

O presente trabalho discute por meio de pesquisa teórica a interpretação da obra de Bourdieu, que pretende mostrar as implicações escolares que a desigualdade da herança familiar ocasiona. Tem como objetivo mostrar o caráter autônomo do sujeito individual e que cada indivíduo é caracterizado pela bagagem social herdada, e essa por sua vez, sofre influências externas que podem ser postas a serviço do sucesso escolar. Para tanto, a autora se subsidiou da pesquisa bibliográfica com base nos princípios metodológicos da dialética marxista. A pesquisa se fundamenta no materialismo histórico, com abordagem qualitativa. O livro utilizado foi Bourdieu de 1998. A pesquisa revelou, segundo a autora que a classe social dominada está propensa a um investimento escolar mais intenso, visando o acesso às carreiras mais longas e prestigiosas do sistema de ensino. Já a classe dominante tende a buscar na escola apenas a certificação que legitimaria o acesso às posições de comando já garantidas pela posse de capital econômico.

Palavras-Chaves: Classe Dominante. Classe Dominada. Capital Econômico.

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